Diferentemente das últimas duas Copas do Mundo, nas quais a primeira fase correspondeu para o Brasil a uma extensão da fase de treinamento, em 2010 a competição começará mais cedo. A tendência, como o próprio Dunga já reconheceu, é a de que a dificuldade inicial seja positiva para o fortalecimento da equipe.
Depois de uma primeira partida sossegada em 15 de junho contra a Coreia do Norte, no Ellis Park (Johanesburgo), haverá um autêntico “jogo de Copa”, em 20 de junho, no Soccer City (Johanesburgo), contra a Costa do Marfim, a mais forte das seleções africanas.
De acordo com o resultado de Costa do Marfim x Portugal na primeira rodada, pode ser que a seleção de Drogba jogue pelo seu futuro na competição contra o Brasil. Seria um jogaço, e dos mais perigosos.
Foto: Getty Images
E outro jogaço promete ser também o confronto contra Portugal em 25 de junho, no Moses Mabhida (Durban), mesmo que o Brasil já esteja classificado; provavelmente, ainda estará em disputa o primeiro lugar do grupo.
A liderança será fundamental para que a seleção tenha um pequeno respiro estratégico nas oitavas-de-final. Nesse caso, o Brasil enfrentaria o segundo colocado do grupo H, Suíça ou Chile, em 28 de junho, novamente em Johanesburgo.
A pedreira viria nas quartas-de-final, em 2 de julho, quando o adversário estaria entre o primeiro do grupo E (Holanda, em tese) e o segundo do F (Paraguai ou Eslováquia, considerando que a Itália confirme o status de cabeça-de-chave).
Nesse caminho, a semifinal poderia ser contra França ou Inglaterra, em 6 de julho, em Cape Town. Argentina, Alemanha, Itália e Espanha estariam correndo do outro lado, sempre supondo que os cabeças-de-chave vão terminar na liderança da primeira fase.
Mas, se ficar em segundo lugar na primeira fase, o Brasil talvez dispute já nas oitavas uma “final antecipada” contra a Espanha, que deverá liderar o grupo H.
De qualquer forma, a projeção dos confrontos a partir das oitavas parece mais difícil em 2010 do que nas Copas anteriores. Desta vez, o equilíbrio em diversos grupos poderá fazer com que haja surpresas capazes de embaralhar as previsões.
Ou seja: o sorteio foi ótimo para quem gosta de futebol, e não só porque o Brasil terá dois jogos de verdade já na primeira fase, contra alguns dos principais jogadores do cenário internacional, como Drogba e Cristiano Ronaldo, e contra os brasileiros que vestem a camisa de Portugal – Pepe, Deco, Liédson.
Diversos outros confrontos da primeira fase prometem, pelo confronto entre escolas muito distintas, como França x Uruguai, Argentina x Nigéria, Alemanha x Gana e Holanda x Camarões.
Certeza, por enquanto, é a de que o calendário de 2010 já ganhou dois novos feriados, nos dias de jogos do Brasil contra a Coreia do Norte (terça-feira) e Portugal (sexta-feira, ou seja, “ponte”). Costa do Marfim será programa para acompanhar churrasco ou macarronada de domingo.
Se o Brasil ficar em primeiro no grupo e avançar, as oitavas-de-final serão em uma segunda-feira; as quartas-de-final, em uma sexta-feira; e a semifinal, em uma terça-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário